Diário C.W. 09 de março (de 1736)

Terça-feira, 9 de março de 1736

Cerca das três da tarde eu, pela primeira vez, pus os pés em terra seca, na ilha de St. Simon, e imediatamente senti meu espírito reviver. Tão logo iniciei meu ministério, Deus já me havia dado um novo coração, como o fizera a Saul. Como bem observou o bispo Hall: “O chamado de Deus nunca deixa uma pessoa sem mudança de vida; nem Deus emprega alguém a seu serviço sem que o haja capacitado para o trabalho designado. De modo especial isso se aplica àqueles que ele levanta para que, em seu nome, ocupem um lugar como representantes dele mesmo.”

As demais pessoas (da comitiva), juntamente com o Sr. Oglethorpe, já haviam chegado no dia anterior.

O primeiro que me saudou quando aportei foi o Sr. Ingham com sua habitual cordialidade. Nunca fiquei tão contente ao avistá-lo, especialmente quando me contou sobre as tratativas para implantação do culto do domingo: tal como qualquer ministro faria. O povo parecia muito feliz em me ver: o Sr. Oglethorpe, em particular, recebeu-me afetuosamente.

A tarde transcorreu em conversas com meus paroquianos. (Com que temor ouso chamá-los de meus!). Às sete horas tivemos as orações vespertinas, ao ar livre. O Sr. Oglethorpe estava presente. A leitura bíblica me deu plena direção e grande encorajamento:

“Dediquem-se à oração, estejam alertas e sejam agradecidos. Ao mesmo tempo, orem também por nós, para que Deus abra uma porta para a nossa mensagem, a fim de que possamos proclamar o mistério de Cristo, pelo qual estou preso.

Orem para que eu possa manifestá-lo abertamente, como me cumpre fazê-lo.

Sejam sábios no procedimento para com os de fora; aproveitem ao máximo todas as oportunidades.

O seu falar seja sempre agradável e temperado com sal, para que saibam como responder a cada um. Digam a Arquipo: “Cuide em cumprir o ministério que você recebeu no Senhor”. (Col 4:2-6,17)

As nove da noite retornei ao barco e me deitei.


O diário do Rev. Charles Wesley
Tradução de trechos do original por Simei Monteiro
The Journal of the Rev. Charles Wesley: Some Time Student of Christ Church, Oxford, to which are Appended Selections from His Poetry with an Introduction and Occasional Notes
Autor Thomas Jackson – Editora Baker, 1980